Top 10

 

Listas de “10 mais” sempre estiveram na moda e acho que nunca vão sair do top 10 das coisas que as pessoas adoram ler.  Os 10 melhores filmes, os 10 livros mais vendidos, os 10 homens mais bonitos, os 10 vídeos mais engraçados do YouTube, as 10 novas tendências do verão, as 10 viagens mais incríveis, as 10 bandas de rock de maior sucesso e por aí vai.  Todo mundo gosta de dar uma olhadinha em listas de top 10, mesmo que o assunto não seja tão interessante assim.  Pode ser porque tudo o que é embalado como top 10 se transforma automaticamente em uma seleção sacramentada do que é melhor dentro de um determinado tema.  Tem também a curiosidade de saber se a preferência da maioria (estas listas normalmente são geradas a partir de votações populares ou da opinião de entendidos e especialistas no assunto) coincide com os nossos gostos.  Algumas pessoas devem até se preocupar quando encontram alguma lista em que não tenham experimentado/conhecido/realizado pelo menos um item, devem se sentir descoladas do senso comum (será que isso é ruim?).

Mostre uma lista de “10 melhores” para qualquer um e observe a reação.  Quanto mais itens a pessoa conhece ou realizou, mais orgulhosa ela fica.  Significa que ela é antenada, in, que está por dentro.  Mas significa também que ela está na média: leu os livros que todo mundo leu, gosta das mesmas coisas que todo mundo gosta, acha lindo o que todo mundo admira, faz o que todo mundo costuma fazer, conhece o que todo mundo já sabe.  Será que as pessoas se sentem mais aceitas e seguras quando descobrem que fazem parte de uma maioria?  Imagino que o ato de “ticar” itens em rankings de 10 melhores, 10 mais legais, 10 mais importantes ou 10 mais divertidos, deve trazer uma grande satisfação para algumas pessoas.  Para mim não.  Até gosto de dar uma espiadinha em listas prontas, mas prefiro criar meus próprios top 10É muito mais divertido, tenho certeza de que ainda vou cair em tentação e fazer alguns por aqui…

Mas nem todo top 10 tem como objetivo indicar unanimidades ou classificar o que é bom e o que é ruim.  Um top 10 pode ser apenas mais uma forma de apresentar opiniões pessoais ou contar experiências e coisas legais organizadas por ordem de preferência, importância ou qualquer outra ordem que o dono da lista escolher.

O site  Listverse reúne simplesmente 1.580 listas de “10 mais” de várias categorias como Crimes, Coisas  Bizarras (a melhor), História, Comida, Entretenimento, Cinema e até Religião.  Todos os dias um novo top 10 é postado.  Listas para todos os interesses e gostos (e mau gosto) relacionam, sei lá por quais critérios, desde os “10 Mistérios que nunca foram descobertos” e os “10 livros infantis mais politicamente incorretos”, até “as 10 coisas mais estranhas que você pode comprar na Amazon.com”.

Vou aproveitar e já começar a fazer minhas listinhas pessoais…selecionei os 10 top 10 que achei mais interessantes no site.  Vale uma visita!

1) Top 10 Unusual Hotels

2) Top 10 Well Known People and their Phobias

3) Top 10 Best Disney Songs

4) Top 10 Bizarres Places to get Married

5) Top 10 Most Influential Psychiatrists

6) Top 10 Americans Icon that are not American

7) Top 10 Strangest Animals

8 ) Top 10 More Fascinating Facts that are Wrong

9) Top 10 Greatest Food Combinations

10) Top 10 Words that can’t be translated to English

About these ads

1 Comentário (+add yours?)

  1. mari
    Dez 03, 2010 @ 18:46:52

    Sabe Lê….. dizem… que os filhos ouvem o que dizemos enquanto dormem e costumo dizer coisas boas ao visitá-los a noite para fazer o mesmo que você faz……. mas confesso , não o faço sempre… irei fazer + vezes e guardar esse cheirinho maravilhoso… amei! Beijos
    M. Rosa

    Responder

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: