Coca-Cola é isso aí!

Desde os tempos da vovozinha, quer dizer, da bisavó (pois é, ela foi criada em 1886!), a Coca-Cola desperta paixões.  Eu sou uma confessa viciada, dependente e apaixonada por ela.  Se estivesse em um deserto morrendo de sede, com certeza meu oásis seria uma latinha de coca-cola gelada e não um copo de água.  O máximo que consegui fazer para não danificar tanto o shape, foi trocar a Coca normal pela Zero. Pronto, nada mais posso fazer, não vivo sem Coca-Cola.

No entanto, sou testemunha de que ela não agrada a todos.  Meu avô era um fervoroso disseminador dos perigos e prejuízos causados pela Coca-Cola. Vivia dizendo que ela era um veneno capaz de desentupir pias e corroer o estômago das pessoas.  Não cansava de fazer caretas quando minha avó (que adorava tomar Coca-Cola) colocava uma garrafa na mesa do almoço ou jantar.  Em poucos minutos, todos à mesa já estavam com os copos cheios de Coca, e meu avô, tomando sua água mineral, continuava amaldiçoando o coitado do refrigerante.  Não sei se são muitos os que detestam Coca-Cola como o meu avô, mas não dá para negar que esta é uma marca poderosíssima que fez e continua fazendo uma história de sucesso no mundo inteiro. 

Mais que uma simples bebida, a Coca-Cola é uma forma de pensar, agir e encarar a vida.  É uma marca que inspira e encanta, e que consegue mover seus apaixonados para onde ela quiser: para uma causa, um pensamento, um estado de espírito, uma atitude.  Consegue fazer com que as pessoas assobiem seus jingles por anos a fio, usem seus slogans como parte do seu vocabulário e abominem seus concorrentes (eu por exemplo, não chego nem perto de uma Pepsi!). 

Como quase tudo acaba em propaganda neste blog, aqui estão alguns anúncios da Coca-Cola que mostram a trajetória da marca nestes 124 anos de existência. 

Primeiro anúncio em 1886 em um jornal de Atlanta

Anúncio de 1905

Anúncio 1911 - Coca-cola por 5 cents!

Anúncio de 1920

Em 1931, o primeiro anúncio com o Papai Noel

Já causando polêmica com a moça de maiô em anúncio de 1940

1951

Anúncio fofo de 1960

"It's the real thing" de 1970

Desse eu já me lembro - "Coca-cola é isso aí!", de 1985

Os famosos ursos polares da campanha "Sempre Coca-Cola" de 1995

"Viva o lado Coca-Cola da vida", de 2008

A campanha mais recente - "Abra a felicidade"

Na campanha “Viva o lado Coca-Cola da Vida”, foi criado um filme chamado: “You give a little love, and it all cames back to you”, que ganhou Cannes em 2008 e ilustra bem como a marca se posiciona, levando sempre alguma mensagem de alegria, energia ou felicidade.  Eu particularmente, fico bem feliz tomando uma Coca-Cola! :-).  É um filme muito contagiante, dá vontade de sair dançando e ajudando todo mundo!

Ações de Natal cheias de magia e encantamento e geralmente criadas em favor de causas defendidas pela marca, são também a cara da Coca-Cola.  A deste ano não é diferente ou menos emocionante: no site Natal Coca-Cola 2010 Doe brinquedos, é possível escolher um brinquedo de R$ 15,00 – jogo de xadrez, damas, palavras cruzadas, dominó, bola de futebol ou fantoches – e doá-lo para uma instituição de caridade associada à Coca-Cola. 

Enfim, ela pode até desentupir pia e dar celulite, mas ainda assim é deliciosa, está sempre presente em momentos de felicidade e ainda ajuda quem precisa.  Que meu avô me perdoe, mas eu amo a Coca-Cola!

PS: Muitas das informações sobre a história e anúncios antigos da Coca-Cola, eu achei nos sites Jipemania.com e Coke Blog

2 comentários (+add yours?)

  1. Cris Pirie Rispoli
    Dez 13, 2010 @ 20:42:57

    Não existe nada mais nostálgico, pra mim, do que as garrafas retornáveis de vidro da Coca-Cola.
    A imagem vem na minha cabeça, como se fosse hoje, eu indo com a minha mãe no Supermercado Sé, perto de casa, pra trocar as garrafas.
    E o gosto da Coca-Cola….?! Totalmente diferente e especial!

    Responder

  2. Mari
    Dez 27, 2010 @ 18:18:14

    Nossa! Que saudade dos meus tempos de criança qdo colecionávamos as garrafinhas de coca cola! Tinha até o engradado p/ guardá-las, era o máximo!Aqui em casa tbém adoramos tomar coca cola!

    Beijos,
    Mari

    Responder

Deixe uma Resposta

