Banho de porquês

Meu filho de 2 anos e meio está na fase dos porquês.  Além disso, é uma criança muito teimosa e desafiadora, que não desiste fácil quando cisma com alguma coisa ou assunto. 

O momento é a hora do banho.  Ele já toma banho no chuveiro e tem absoluta certeza de que sabe perfeitamente se ensaboar, enxaguar e enxugar sozinho.  Tenho que inventar mil artifícios e histórias para convencê-lo a me deixar ajudar em alguns momentos.  O resultado são banhos demorados e cheios de oportunidades de interagir e tentar ensiná-lo a realmente se lavar sozinho.

Começou assim: – Mamãe, puquê o sabonete arde o olho? (ele tinha esfregado os olhos com a mão ensaboada)

– Porque ele serve para limpar a nossa pele e não os olhos. (falei meio sem certeza de que essa era a resposta certa)

– Puquê ele seve pa limpá?

– Hum…porque ele é feito especialmente para tirar a sujeira do nosso corpo. (estava com menos certeza ainda do que na primeira resposta) 

– Mas…puquê?

– Por que o que, meu amor?

– Puquê ele arde?

Ai caramba, o negócio estava ficando complicado.  Percebi que nunca tinha pensado neste assunto.  Minhas respostas não estavam satisfazendo a curiosidade dele.  Ou então eu não estava sendo didática o suficiente.  Ou ele estava me desafiando?  Enfim, pensei mais um pouco e respondi: – Porque o sabonete tem um perfuminho dentro, que faz esta espuminha que limpa o nosso corpo, mas que arde se entrar nos nossos olhos.

Vi que tinha me complicado ainda mais tentando usar uma linguagem infantilizada:

– Mas puquê faz epuminha, mamãe?

– É que a espuminha…(ai meu Deus, e agora?) a espuminha…é…é…ela aparece quando esfregamos o sabonete, e aí, ela é importante porque pega a sujeirinha da nossa pele e leva embora junto com a água.  Entendeu?

Olhei para ele quase que implorando por um sim.

– Tá bom, mamãe.

Ufa!  Ele se contentou com a resposta.  Ficou um tempinho ensaboando a barriga e olhando atentamente para a tal da espuminha mágica que leva a sujeira embora.  Eu estava orgulhosa com meu poder de convencimento – ou de enrolação – quando ele levantou a cabeça e disse:

– Mas mamãe?  Puquê a epuminha arde o olho?

NÃO!!!  Meu repertório de respostas esfarrapadas para assuntos nunca antes analisados estava esgotado!  Não aguentava mais falar sobre sabonete e espuminha!  Respirei fundo, olhei para ele bem séria e disse de forma muito convicta:

– É porque tem SODA CÁUSTICA, é por isso!

– Soda cáxica?

– É, Thiago, SODA CÁUSTICA, ok?  É ela que faz arder o olho.  (não tinha ideia se soda cáustica era realmente um componente do sabonete, fazia sentido na minha cabeça e falei como um último pedido de socorro).

Ele colocou o sabonete na saboneteira, pegou um brinquedinho no chão do box e não falou mais no assunto.  Passei o resto do banho com medo que ele resolvesse me perguntar sobre a “soda cáxica”.  Mas não perguntou.  Perguntou por que a aguinha continuava saindo depois que eu desligava o chuveiro, por que a toalha dele era azul e a do Pedro verde, por que ele não estava vendo nada no espelho (embaçado) e por que tinha que pôr a roupa pra gente passear (essa pergunta ele faz no final de todos os banhos).

Depois do episódio, fiquei tentando descobrir o que teria feito ele parar de perguntar sobre o bendito sabonete.  Será que ele percebeu a minha cara de aflição e impaciência?  Será que ficou com pena de mim ou apenas cansou do assunto?  Ou será que a soda cáustica foi tão poderosa que ele imaginou que aquele nome esquisito devia mesmo fazer arder os olhos?

Não sei.  Só sei que se ele perguntasse sobre sexo, estaria bem mais preparada! 🙂

Anúncios

2 comentários (+add yours?)

  1. Renato Lopes
    Jan 29, 2011 @ 18:13:43

    Genial Lê!!!
    Se ele perguntar de novo pq a toalha do Pedro é verde eu tenho uma resposta, mas acho q o Alexandre (e nem o Pedro) iriam gostar.

    Parabéns, muito bom seus posts.

    Beijos

    Responder

  2. Ge
    Jan 30, 2011 @ 12:59:36

    Lê, quando tiver alguma conversa sobre sexo com seus filhos, escreva no blog: quero aprender o que dizer pras minhas filhas!! Beijos!

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: