Diamantes

Hoje é um dia especial.  Muito especial.  É o aniversário da pessoa que mais me ama neste mundo. 

Peço desculpas à todas as pessoas que também me amam, mas a forma incondicional e profunda que meu pai me ama é insuperável.  Posso dizer isso com toda a tranquilidade do mundo, pois desde que me entendo por gente, esta é uma certeza que me acompanha e que me faz querer ser uma pessoa cada vez melhor.  

Meu pai vive dizendo que suas filhas e seus netos são seus diamantes azuis.  Os mais raros e valiosos que existem.  Seu amor é desmedido, declarado e infinito.  Receber este amor é um privilégio e uma sensação que todo mundo devia experimentar e pela qual já vale a pena viver.

Sim, ele tem defeitos (vários, mas não vou falar sobre isso no dia do seu aniversário).  Sim, a gente discorda em muitos assuntos. Sim, às vezes a gente briga.  Sim, ele é a pessoa mais teimosa que eu conheço.  Sim, é exagerado em todos os sentidos (desde a forma como se dedica às pessoas que ama até a mania de jogar tudo o que encontra pela frente no lixo).  Mas é o meu herói.  É a minha referência de caráter, de inteligência e de amor. 

Apesar de merecer um texto só para ela (e terá, aguarde!), não vou deixar de falar neste momento da minha mãe, que mesmo vivendo em pé de guerra com meu pai, completa perfeitamente a equação pai-mãe da minha família.  Seu amor é demonstrado de forma mais controlada e equilibrada, dosado pelo bom senso e uma história de vida nada fácil.  Mesmo assim, a todo momento, escapam faíscas de dedicação e rompantes de carinho que nem D. Maura consegue evitar.  Mas esta já é uma outra história.

Hoje, a homenagem é para meu pai, que faz jus a todos os significados possíveis desta palavra.  Correto ao extremo, íntegro, justo, generoso.  Cheio de frases de efeito, lições de moral e tiradas engraçadas.  Bem informado, culto, bem-humorado.  Tímido, gentil, educado. Uma companhia agradabilíssima, sempre com alguma informação interessante para dar, um comentário a fazer ou uma piadinha sem graça para descontrair.  Carinhoso, costuma chamar as pessoas pelo nome no diminutivo – nossas amigas de infância sempre foram Flavinha, Gezinha, Marcelinha, Marianinha – e usar superlativos e aumentativos para elogiá-las.  Exagerado nas atitudes e nas palavras, tudo para ele é espetacular, sensacional ou formidável.

Bom, apesar de não querer falar sobre defeitos neste texto, não vou resistir em destacar 2 pontos muito importantes:

1) Ele é um estraga-neto de primeira – faz absolutamente TUDO o que eles querem, não importa se é certo ou errado.

2) Está enganado – na verdade, desatualizado – em relação ao assunto do diamante azul.  Atualmente, a pedra mais valiosa do mundo é o diamante rosa (O Globo, 17/11/2010).

Tudo bem, ele continua sendo o meu herói. 

Pai, obrigada por tudo. 

Você é meu diamante rosa.  Te amo.

7 comentários (+add yours?)

  1. Sílvia Izu
    Fev 01, 2011 @ 10:33:35

    Ai Lê, você sempre me faz chorar… de emoção. Eu também sou abençoada pelo pai que Deus me deu, que infelizmente não está “fisicamente” ao meu lado, mas sei que ele me acompanha em todos os meus momentos.
    Dê os parabéns ao seu pai: pelo aniversário e por ter “criado” uma pessoa tão maravilhosa como você!

    Responder

  2. Sergio Satomi
    Fev 01, 2011 @ 23:38:09

    Lê, como diria vovô Cido….um espetáculo!!!!!
    Hj foi a primeira vez que entrei no seu blog e achei o máximo, sempre soube da sua criatividade e inteligência, mas não sabia desse seu dom de nos fazer pensar nas varias situações da vida e principalemnte nos deixar emocionados com sua palavras.
    Li alguns do seus textos e me vi em situações semelhantes….ir toda noite no quarto do Léo e ver se ele esta coberto e respirando, alem de beija-lo e abraça-lo muito…..perguntar no banho porque do sabonete (mas vc deve imaginar como foi minha paciência em explicar…)
    Fico muito grato por fazer parte do seu círculo convívio!!!
    Agradeço a Deus pela linda família que ele me deu, uma mulher linda e maravilhosa, um filho que é minha copia, uma filha que espero ser a copia da Dé, senão eu tô f…..
    Mais uma vez parabéns pelos textos!!!!
    Manda uma abraço e felicidades para o vovô Cido!!!
    Beijos

    Responder

    • alousadoquintaldaminhavo
      Fev 02, 2011 @ 00:00:59

      Que lindo, Sé! Obrigada pelos elogios, também adoro muito conviver com você, Dé e Leozinho e com esta família maravilhosa que é a nossa! Tivemos sorte, né? Agora se prepare, pois não respondo por mim quando a minha sobrinha nascer. Tenho certeza de que ela vai ser liiiiiinda como o Leo e a tia Lê não vai se conter! Vou amassar e beijar muito! Não vejo a hora!
      Querido, continue demonstrando este carinho pela Dé, Leo e baby, é isso que faz a vida valer a pena.
      Vou mandar seus parabéns para o vovô Cido. Muitos beijos!
      Ah, espero que o Leo nunca te pergunte no banho por que o sabonete arde os olhos!!!

      Responder

  3. Flavia
    Fev 03, 2011 @ 21:46:14

    Le, mais uma vez amei seu texto! Quando comecei a ler sobre seu pai, primeira coisa que me veio a cabeca foi ele me chamando de Flavinha… Quando cheguei nessa parte do seu texto, fiquei realmente emocionada. Concordo com todos seus elogios a ele. A gentileza, delicadeza e preocupacao dele com todos sao muito marcantes na minha memoria. Adoro seus pais e eles tambem fazem parte da minha formacao. E um verdadeiro previlegio ser sua amiga e ter crescido junto com voce! Beijao Fla

    Responder

  4. Ge
    Fev 04, 2011 @ 00:23:06

    Se não conhecesse seus pais, imaginaria que eles são pessoas maravilhosas porque tiveram uma filha como você, mas nunca conseguiria “montar” 2 pessoas tão incríveis! Foi delicioso ler seu texto e lembrar de forma tão nítida de cada uma das qualidades do tio Alcides! Quanta saudade das tardes na sua casa e o lanche no fim de semana!!! Que privilégio ter convivido com vocês tão de perto e ter recebido tanto carinho! Como é bom ler este texto lindo e poder me lembrar de momentos vividos que comprovam cada linha! Seu pai de fato merece uma grande homenagem. Parabéns por ter conseguido fazer isso!
    Muitos beijos para vocês 4!

    Responder

  5. mari
    Fev 20, 2011 @ 17:21:10

    Lê, concordo como tio Cido, ele é o Máximo!Beijos……
    Mari

    Responder

Deixe uma Resposta

