Salve Ruth Rocha

Ruth Rocha é o máximo!  Amo seus livros, suas histórias, suas palavras e sua trajetória de vida.  Lembro dela quase todas as noites quando tento inventar alguma história para os meus filhos.  Já consegui emplacar algumas, que viraram hits e estão entre as preferidas dos meninos (num outro dia conto uma aqui), mas só eu sei como quebrei a cabeça para estruturar alguma coisa que fizesse sentido.  Sim, porque a história tem que ter começo, meio e fim.  Tem que ter um personagem legal e carismático e outro malvado para dar caldo.  Tem que ter alguma graça, alguma piadinha no meio – pelo menos as minhas têm que ter!  E como é uma história para crianças, é obrigatório ter uma liçãozinha de moral básica no final.  Nada fácil. 

E aí, eu pego os livros da Ruth Rocha – que enriqueceram a minha infância e agora divertem meus filhos – e fico imaginando com que facilidade ela consegue fazer isso.  Há tantos anos e tão bem.

O que dizer de “Marcelo, Marmelo, Martelo”, seu livro mais famoso, que já vendeu mais de 1 milhão de cópias?  Com certeza ele foi um dos responsáveis pela minha paixão pela leitura.  Não dá para esquecer as histórias do Dono da Bola,  da Teresinha e Gabriela e é claro, do Marcelo e seus porquês.  Um clássico obrigatório para todas as gerações.  Dentre os mais de 130 títulos já publicados por Ruth Rocha, recomendo todos os que já li: “O Reizinho Mandão”, “Um Cantinho só pra mim”, “Palavras, muitas palavras”, “Quem tem medo de quê?”, “Romeu e Julieta”, “Bom dia todas as Cores” e “O Barba Azul”.  Mas ainda quero ler todos os outros.  Os títulos estão relacionados aqui, no site da Ruth Rocha, onde dá também para se divertir com as crianças em brincadeiras de palavras, como Cruzadinhas e O que é, o que é?.  Lá também tem a história de vida da Ruth, que começou a carreira como jornalista e só depois se enveredou para a literatura infantil. 

Mas o que me inspirou mesmo para escrever este post sobre a Ruth Rocha, foi uma matéria publicada na Revista Mais – do Programa de Relacionamento do Pão de Açúcar, por acaso meu cliente – em que ela fala sobre o AMOR.  Vale a pena conferir a entrevista completa no site do Mais.  O texto já começa dizendo que “Ruth Rocha é fácil de amar” e conta a trajetória dos seus quase 80 anos, sob a perspectiva do amor.  Amor aos pais, ao marido – com quem está casada há 54 anos – à única filha, aos netos e a todas as crianças, que aprendem através de suas histórias, valores como justiça, sinceridade e igualdade de direitos.  Para ilustrar este dom de transformar histórias em mensagens, um trecho da entrevista em que ela conta um episódio que viveu com a filha:

“Não é à toa que começou a escrever histórias para crianças quando sua filha única, Mariana, lhe pedia para inventar causos, e um dia, como todas as crianças, veio com pergunta desconcertante. “Todo preto é pobre?” Ruth sapecou na hora um conto sobre o amor de duas borboletas que não podiam ficar juntas porque uma era azul, a outra, amarela. “Elas se casavam no final e tinham como filho uma borboleta verde. Aí fui falando mais sobre racismo, sobre temas assim”, diz Ruth, que para explicar a pobreza precisou esperar a menina crescer um pouquinho e lhe contar os fatos na real.”

É, Ruth Rocha é bem fácil de amar!  Salve Ruth!

Ruth Rocha

Advertisements

3 comentários (+add yours?)

  1. Flavia
    Mar 10, 2011 @ 20:41:35

    Oi Le,
    Tambem me lembro muito de Marcelo, Marmelo, Martelo. Lembro de quantas vezes li e reli esse livro. Sorte dos seus filhos que tem a chance de tambem conhecer essas historias!
    Beijos Fla

    Responder

  2. mari
    Mar 19, 2011 @ 20:52:53

    Ai Lê…. O que seria dos professores sem a Ruth Rocah para nos ajudar a despertar o amor pela leitura…Ela é o máximo!

    Beijos
    Mari

    Responder

  3. Ge
    Mar 26, 2011 @ 22:45:40

    Não me lembro de ter lido este livro… mas já estou procurando para minhas filhas. Vou seguir sua sugestão.

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: